O SINDICATO

Nesses 24 anos, o SINPRF/BA tem sido o representante legal da categoria no Estado e fiel defensor dos interesses dos servidores. Logo no seu inicio, a instituição foi presidida pelo PRF Paulo Evangelista dos Santos (1992/94), na sequência, a entidade sindical foi presidida pelo PRF, José Olavo de Oliveira Pinto (1995/2001), o mesmo inaugurou a sede da instituição que fica localizada no bairro Graça. Entre os anos de 2002 à 2009, José Carlos Santana representou a categoria e foi substituído por Érico Antônio Matheus Guedes (2010/12).

Em 2013, tem inicio a gestão do PRF José Edemo Pires de Souza, que em sua chapa tinha como vice Antônio Jorge Falcão Rios. Por questões de saúde, o presidente se afastou do cargo. Dessa forma, a presidência da instituição ficou sob responsabilidade de Jorge Falcão, que esteve à frente do sindicato até 2015.

O período que Falcão esteve na gestão sindical foi marcado por importantes conquistas para a categoria, a mais emblemática foi o ganho de causa ao Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais aqui na Bahia no processo das “Horas Extras do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER)” aos agentes PRFs aposentados, algo que era pleiteado pela categoria há 24 anos.

Em 2016 assume a presidência do SINPRF/BA, Fábio Serravalle Franco. O primeiro mandato do mesmo foi marcado por vários desafios e muitas conquistas. Logo de início, juntamente com a sua diretoria teve a missão de realizar os Jogos Norte e Nordeste dos Policiais Rodoviários Federais, JOINNE, aqui na Bahia. O evento foi um grande sucesso e se tornou um modelo para todo Brasil.

PRF e bacharel em Direito pela UFBA, Serravalle tem demonstrado grande habilidade política com parlamentares aqui na Bahia, e em Brasília. Fato esse que ficou evidente na conquista do reajuste salarial da categoria. Na sequencia veio a luta contra a Reforma da Previdência, pleito que demandou da gestão sindical muito esforço e dedicação para que os direitos essenciais dos PRFS não fossem retirados. 

Ainda em seu primeiro mandato inicia e conclui a reforma e ampliação da sede sindical, na Graça, com instalações amplas e modernas, sempre buscando dar conforto tanto aos colaboradores, principalmente, aos colegas de outras cidades que estão em Salvador e necessitam de um alojamento.

Além dessas conquistas é necessário destacar o trabalho coeso e harmônico de toda a diretoria do SINPRF/BA, em prol dos filiados. Em 2018, A chapa capitaneada por Franco Serravalle é reeleita com a ampla maioria dos votos para o triênio 2018/2021.

 

Fonte: ASCOM - SINPRF/BA