Rosas de Aço 6ª edição: Operação realizada por mulheres tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher e alertar sobre a violência de gênero

Rosas de Aço 6ª edição: Operação realizada por mulheres tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher e alertar sobre  a violência de gênero

A 6ª edição da operação Rosas de Aço teve início na manhã desta última terça-feira (08), com término no início da tarde de hoje (09), na cidade de Itabuna, sul da Bahia. 

 Ontem (08), especificamente, foram realizadas atividades operacionais, enquanto que hoje (09), ocorreu uma mesa redonda, com o tema “A mulher e os desafios pessoais e profissionais na sociedade atual - Saúde Mental”, com a participação da psicóloga Mariana Domus.

 O evento teve como objetivo celebrar o Dia Internacional da Mulher e teve foco nas ações de prevenção de acidentes, fiscalização de trânsito, combate à criminalidade e trabalhos educativos de mobilização social em prol do combate à violência contra mulher, seja ela física ou psicológica.

 Além da presença de Policiais Rodoviárias Federais lotadas no estado baiano, o evento contou com a presença de PRFs lotadas na cidade de Brasília, a PRF Janinni Columbiano, chefe da Coordenação de Policiamento de Trânsito Substituta. Mulheres de outras forças de segurança pública e instituições também estiveram presentes, a exemplo representantes dos Bombeiros, Polícia Militar e SEST/SENAT.

 

Juntas, realizaram a fiscalização de 134 veículos e 184 pessoas.

Durante as abordagens, além da fiscalização e consultas de praxe nos sistemas informatizados da   PRF, as policiais interagiram com motoristas, passageiros e demais usuários, ressaltando os direitos das mulheres e explicitando os tipos de violência que podem ocorrer com elas e de como denunciar essas ocorrências.

Assim como na edição passada, realizada na cidade de Vitória da Conquista, em razão de medidas preventivas de combate ao COVID-19, foi preparado um material educativo no formato digital, o “assediômetro” ou termômetro do assédio,  abordando de forma prática o tema e informando contatos para denúncias e orientações. 

Foi dada atenção especial também para a fiscalização de transportes interestaduais, onde 21 ônibus foram fiscalizados e mais de 680 pessoas foram atingidas com as palestras proferidas pelas policiais.

Durante o dia de fiscalização flagraram condutores cometendo infrações diversas e emitiram 32 autos de infração. Dentre as infrações mais constatadas, tivemos a falta do uso de cinto de segurança, veículos em mau estado de conservação e falta do uso de capacete por condutores de motocicletas.

Ponto positivo foram as fiscalizações de combate à conduta de misturar álcool e direção. Foram realizados 39 testes de alcoolemia, comumente conhecido como “bafômetro”, nenhum resultado positivo e nenhuma pessoa recusou-se a se submeter ao teste. 

 

A Operação Rosas de Aço na Bahia teve início no ano de 2017 e desde então integra o calendário anual de operações do Serviço de Operações (SEOP - BA), responsável pelo planejamento, operacionalização e definição de equipes para execução das atividades. As edições anteriores aconteceram em Simões Filho, Eunápolis, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O Superintendente na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, desejou um dia especial às mulheres da PRF. “Vocês são exemplo de força e determinação, são símbolo de coragem e bravura, são incríveis,  profissionais por competência, que lutam por seus ideais, com personalidades marcantes. Vocês são sinônimo de garra, esforço, empenho e beleza, se fazem respeitar pela vontade de construir seu próprio espaço e fazer história. São especiais, nasceram para vencer, para brilhar, para conquistar.” Disse, Tourinho.

O Inspetor Jeferson Moraes, Chefe do Serviço de Operações, reforçou a importância do Dia Internacional da Mulher, dando especial atenção ao espírito de luta e garra das policiais no desempenho de suas atividades.  

 

Mulheres na PRF

 

No ano de 1978, a PRF realizou concurso público com vagas distribuídas para todo o Brasil, na ocasião, cinco (05) mulheres foram aprovadas.

Hoje, entre servidoras PRFs e administrativas, o efetivo chega a mais de 1.400 mulheres, cerca de 11% do efetivo total, dentre essas, 111 ocupam cargos de chefia de alto comando e gestão. 

Atualmente, nossas policiais integram os mais variados cargos e assumem diversas atribuições na instituição, desenvolvem suas atividades de forma honrosa, nobre e responsável, sendo protagonistas de diversos grupos especializados, a exemplo, da Divisão de Operações Aéreas (DOA), Grupo de Operações com Cães (GOC) e Núcleo de Operações Especiais (NOE).

No dia Internacional da Mulher, o Diretor Geral da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Silvinei Vasques, agradeceu e comemorou o trabalho realizado pelas policiais, servidoras administrativas e colaboradoras, que juntas fazem a diferença na instituição. Além disso, reforçou o trabalho realizado pela PRF em todas áreas em prol da mulher, em especial o respeito. “ A gente traz aqui palavras de agradecimento pelo o que vocês fazem pela PRF, pelas suas famílias e pelo Brasil”.

                              

 Contextualização: Dia 08 de março

 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, surgiu por causa de um episódio histórico. Nesse mesmo dia em 1911 as funcionárias de uma fábrica em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam uma jornada de trabalho menor (de 16 para 10 horas diárias), que seus salários fossem iguais aos dos homens e melhor tratamento no ambiente de trabalho.

Porém, somente em 1977 a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, e desde então a data é reconhecida para homenagear as lutas feministas por igualdade de oportunidades, espaço, justiça e respeito, além de celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos.

Diante de discriminações, violências, e outras tantas intolerâncias, a mulher, no cenário mundial, nunca deixou de ser protagonista de suas conquistas. Esse dia 8 de março também deve ser lembrado para que o espaço de reivindicações prossiga aberto e novas conquistas despontem.

  Fonte: NUCOM PRF/BA