Balanço da Operação Ano Novo

Balanço da Operação Ano Novo

A pressa fez muita gente ultrapassar de forma proibida durante a Operação Ano Novo. Foram registradas 764 ultrapassagens irregulares durante o feriado, representando oito flagrantes por hora de operação e foi a imprudência mais constatada por nossos policiais nos quatro dias de atividades.

Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Emitimos 3.251 notificações referentes a infrações diversas.

Flagramos ainda 34 motoristas que assumiram o volante depois de consumir bebida alcoólica.

O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também estiveram no foco das fiscalizações. Emitimos 44 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 6 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam, o que gera distração e risco de acidentes. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 233 autuações.  Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 48 autos foram emitidos.

 

Para evitar acidentes, os policiais retiraram 29 animais de grande porte das rodovias e prestaram 74 auxílios a motoristas, que tiveram panes nos veículos ou outras dificuldades. 

 

Durante os quatro dias das atividades da Ano Novo registramos um total de 36 acidentes. Destes, 15 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. De quinta-feira (30/12) até às 23h59 de domingo (02/01), 14 pessoas morreram nas estradas baianas. Já o número de feridos totalizou 86 pessoas.

Das catorze mortes registradas durante o período da operação, 7 delas ocorreram em 2 acidentes que aconteceram no dia 31/12/2021. O primeiro acidente ocorreu às 07h30, em Correntina (BR 349) e foi provocado em virtude de colisão traseira entre dois ônibus. Quatro pessoas morreram. Já por volta das 21h30, em Cruz das Almas (BR 101), três ocupantes de um veículo de passeio perderam a sua vida, após o carro colidir com objeto fixo. 

Os demais óbitos ocorreram na BR 101 (5); BR 116 (1) e BR 235 (1).

Trabalhamos 24 horas por dia com o objetivo de coibir as infrações de trânsito e preservar vidas, mas para conseguir esse objetivo, é necessário que todos colaborem, sendo cautelosos e conscientes. 

O respeito às leis de trânsito é primordial para alcançarmos um trânsito seguro. 

 

Fonte: NUCOM  - PRF/BA