Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em uma iniciativa promovida pelo DPRF, o SINPRF/BA participou do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, juntamente com a 10° Superintendência da Bahia, na rodoviária de Salvador. Neste importante dia, dedicado à sensibilização sobre o autismo, a ação foi voltada para a conscientização da população, visando o compartilhamento do máximo de informações sobre a condição da pessoa que possui o espectro autista.

 

A presidente Martha Maria compareceu ao evento, juntamente com um grupo composto pelos colegas PRFs ativos. Destacamos a presença de Fernanda Rosa Monteiro, mãe de uma criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Assistente Social da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, que enriqueceu ainda mais a atividade ao compartilhar sua vasta experiência.

 

Lidar com pessoas portadoras de autismo requer compreensão, empatia e respeito. É importante ser paciente, comunicar-se de forma clara e direta, respeitar suas necessidades sensoriais e cognitivas, e proporcionar um ambiente seguro e inclusivo. Educar-se sobre o autismo e suas características individuais também é fundamental para criar interações positivas e significativas.

 

O contato presencial e as conversas com os usuários dos ônibus rodoviários desempenham um papel fundamental na disseminação do conhecimento e das experiências necessárias para um atendimento mais inclusivo e respeitoso. É por meio de ações como essa que fazemos a diferença na sociedade, promovendo a conscientização e o respeito às necessidades das pessoas com autismo.

 

ASCOM SINPRF-BA